Regras que uma chefia não deveria descuidar
A flexibilidade da comunicação faz com que, muitas vezes, à distância de um clique, se passe de um relacionamento profissional entre chefia e colaborador, para uma “amizade” nas redes sociais. Aspetos como este trouxeram desafios para quem exerce cargos de chefia. O desejo de se ser popular no seio da equipa e o facto de se desejar promover um bom ambiente de trabalho pode ter, na prática, efeitos complicados.
É importante que exista proximidade entre a chefia e a equipa. Contudo, isso não significa que se exagere e se passem horas, todas as manhãs, a tomar café ou na conversa nas redes sociais. O diálogo é importante para conhecer melhor a equipa, mas sem excessos.
Por outro lado, flexibilizar excessivamente a linguagem na redação de emails ou de SMS pode dar uma ideia de desleixo, pelo que se deve sempre tentar manter o profissionalismo. Assim evite escrever “k” em vez de “que”, ou usar bonequinhos sorridentes a saltar, no corpo do email, por exemplo.
Em especial nos momentos mais complicados e de natureza financeira, torna-se necessário promover o reforço positivo junto dos colaboradores, pelo que se deve, dentro do possível, cultivar o elogio. Uma pessoa motivada desempenha as suas tarefas com melhor qualidade. Além disso, influencia positivamente terceiros a fazer o mesmo.
Note-se que, o estilo de chefe que fala sentado atrás da sua mesa pode transmitir uma imagem de pessoa distante. É bastante comum que o faça quando o tema é um assunto corrente do dia-a-dia da organização. Porém, se ocorrer aquando de uma conversa delicada, numa entrevista ou até eventualmente com visitantes, pode conferir uma postura demasiado austera, o que dificulta o relacionamento.
No que respeita ao vestuário, quem desempenha uma função de chefia deve ser um exemplo a seguir. Mais ou menos formal é uma opção de cada organização em função da sua atividade e do tipo de negócios que desenvolve. Todavia não se vista de forma displicente.
A comunicação não-verbal tem muito impacto. Por isso, se é uma daquelas pessoas que reage emotivamente a comentários e isso fica visível no seu rosto, deve melhorar essa faceta. Sorria na justa medida e controle as suas atitudes: nem um rosto fechado e carrancudo, nem um chefe que sorri a todo o instante.
Além do que já foi mencionado, uma das piores características de um líder é o seu envolvimento em comentários alheios e intrigas. Afaste-se de questões de natureza íntima e pessoal, bem como de temas associados a dinheiro (exceto o profissional, naturalmente) e política.
Susana de Salazar Casanova
É importante que exista proximidade entre a chefia e a equipa. Contudo, isso não significa que se exagere e se passem horas, todas as manhãs, a tomar café ou na conversa nas redes sociais. O diálogo é importante para conhecer melhor a equipa, mas sem excessos.
Por outro lado, flexibilizar excessivamente a linguagem na redação de emails ou de SMS pode dar uma ideia de desleixo, pelo que se deve sempre tentar manter o profissionalismo. Assim evite escrever “k” em vez de “que”, ou usar bonequinhos sorridentes a saltar, no corpo do email, por exemplo.
Em especial nos momentos mais complicados e de natureza financeira, torna-se necessário promover o reforço positivo junto dos colaboradores, pelo que se deve, dentro do possível, cultivar o elogio. Uma pessoa motivada desempenha as suas tarefas com melhor qualidade. Além disso, influencia positivamente terceiros a fazer o mesmo.
Note-se que, o estilo de chefe que fala sentado atrás da sua mesa pode transmitir uma imagem de pessoa distante. É bastante comum que o faça quando o tema é um assunto corrente do dia-a-dia da organização. Porém, se ocorrer aquando de uma conversa delicada, numa entrevista ou até eventualmente com visitantes, pode conferir uma postura demasiado austera, o que dificulta o relacionamento.
No que respeita ao vestuário, quem desempenha uma função de chefia deve ser um exemplo a seguir. Mais ou menos formal é uma opção de cada organização em função da sua atividade e do tipo de negócios que desenvolve. Todavia não se vista de forma displicente.
A comunicação não-verbal tem muito impacto. Por isso, se é uma daquelas pessoas que reage emotivamente a comentários e isso fica visível no seu rosto, deve melhorar essa faceta. Sorria na justa medida e controle as suas atitudes: nem um rosto fechado e carrancudo, nem um chefe que sorri a todo o instante.
Além do que já foi mencionado, uma das piores características de um líder é o seu envolvimento em comentários alheios e intrigas. Afaste-se de questões de natureza íntima e pessoal, bem como de temas associados a dinheiro (exceto o profissional, naturalmente) e política.
Susana de Salazar Casanova
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